Durante a madrugada do último sábado (17), foi realizada uma nova Operação Policial no município de Quixadá, pelas composições do Comando Tático Rural (CONTAR), Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE). A operação resultou na prisão de mais cinco homens e na apreensão de um vasto material que seria utilizado para atacar instituições financeiras no Estado do Ceará.
Mais de 20 quilos de material explosivo, além de quatro armas e diversas munições foram apreendidos com os criminosos. Os acusados são suspeitos de integrarem o mesmo grupo que foi preso em ação realizada no dia 14 de fevereiro, na mesma cidade.
Durante a madrugada (17), uma equipe do Cotar se deparou com um veículo VW GOL, de cor branca e placas JKQ 5488, inscrição do Distrito Federal. O veículo trafegava pela rodovia estadual CE- 265, que liga os munícipios de Quixadá e Morada Nova, onde os suspeitos foram abordados pela equipe. No interior do veículo foram presos, Bruno da Silva Lourenço, 24 anos, Marcelo dos Santos Lima, 30 anos, vulgo “Marcelo Negão”, com passagens por receptação, tráfico ilícito de drogas, lesão corporal dolosa e homicídio; Michael Lucas Moreira, 21 anos, com passagens por violência doméstica e posse de drogas; e Francisco Pedro Henrique Magalhães Martins, vulgo “Pedro das Vacas”, com mandado de prisão em aberto e com passagens por crime de trânsito e dois homicídios. Uma pistola calibre .40 foi encontrada no assoalho do banco traseiro.
Dando sequência às diligências, as composições se deslocaram até um imóvel, onde o grupo armazenava os materiais utilizados nas ações criminosas. Lá, os policiais montaram campana até a chegada de Kertson Fernandes Bezerra de Meneses, 30 anos, que estava em um veículo Fiat Strada, cor verde, placas OIF 6493. Ao ser realizada uma revista no veículo, foi encontrado no painel um revólver calibre 38 municiado e outras munições de calibre 38 dentro da bermuda do suspeito. Na propriedade da família dele, que fica localizada na zona rural de Quixadá, foram apreendidas uma submetralhadora calibre 45, uma espingarda calibre 12, 12 cartuchos de cal. 12 e um carregador com 30 cartuchos de cal. .45. Em outro imóvel, na localidade de Barra do Sitia, zona rural de Banabuiú, foram encontrados, enterrados na propriedade, 21,5 kg de emulsão explosiva, cordéis detonantes, assim como dois cartuchos de cal. .40, 144 munições de cal. .45, dois carregadores de cal. 380 e parte de um fuzil cal. 5.56.
Os cincos suspeitos e todo o material apreendido na ação foram levados para a realização de procedimentos policial na DRF, em Fortaleza.
Fonte: Secretária de Segurança do Ceará.