Governo suspeita da existência de cartel no setor de combustível, e solicita ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), uma investigação para apurar o caso. O ministro da Secretaria Geral da Presidência, Moreira Franco, solicitou formalmente ao Cade, que inicie uma investigação sobre o preço de combustíveis para apurar se há carterização no setor.
Através do Twitter, Moreira Franco afirmou que fez a solicitação ao Cade para que o direito dos consumidores de escolherem o menor preço de combustível seja preservado.
O ministro afirmou “Solicitei ao presidente do Cade que preserve o direito dos consumidores de combustível aos benefícios da livre concorrência. A concorrência entre os vendedores fixa o preço. O consumidor tem o direito de escolher o mais baixo”.
A assessoria da Secretaria Geral esclareceu que a preocupação do governo é com relação ao aumento do preço estabelecido pela Petrobras que é automaticamente repassado ao consumidor, mas quando o valor diminuir a informação não é repassado.
Consequência disso, é o preço mais baixo nas refinarias não está chegado aos consumidores.