O Governo do Estado do Ceará entregou, nesta terça-feira (17), 25 novas viaturas para a Polícia Civil (PCCE), em uma ação que contou com a presença do governador Elmano de Freitas, da vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero, e do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá. Durante o evento, também foram apresentados 52 novos soldados da Polícia Militar (PMCE), parte da turma de 1.099 promovidos recentemente.
Com um plano de ampliar o efetivo e a frota das Forças de Segurança até 2026, o governo projeta a contratação de 6.700 novos agentes e a entrega de 1.500 novas viaturas.
“Estamos intensificando o combate ao crime com mais efetivo, viaturas e melhores condições de trabalho para nossos agentes. Esse esforço também envolve integração com os governos federal e municipais, além de atuação conjunta com a Justiça”, destacou o governador Elmano de Freitas.
Novas viaturas e reforço no combate ao crime
As 25 viaturas entregues hoje serão distribuídas em nove municípios: Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Pacatuba, Sobral, Juazeiro do Norte, Crato, Quixadá e Iguatu. O investimento total foi de R$ 4,23 milhões. Os veículos são dos modelos Yaris, Tracker e Trailblazer, e serão utilizados em operações de combate ao tráfico de drogas, à corrupção e à violência contra as mulheres.
A vice-governadora Jade Romero ressaltou o impacto das novas viaturas na proteção das mulheres. “Esses veículos reforçam a rede de combate à violência contra as mulheres em todo o Interior do Estado, integrando as delegacias com as 21 Casas Estaduais e Municipais sob responsabilidade da Secretaria das Mulheres”, afirmou.
Reforço no efetivo da Polícia Militar
Além das viaturas, 52 novos soldados da PMCE foram apresentados e vão atuar na área do 17° Batalhão, que abrange bairros como Conjunto Ceará, Granja Portugal e Bom Jardim, na Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2). O secretário da SSPDS, Roberto Sá, explicou que a distribuição de efetivo segue critérios técnicos baseados em dados da Supesp e informações da Inteligência. “Onde temos mais sinalização de crimes, alocamos mais recursos humanos e materiais”, disse.
Para o comandante-geral da PMCE, coronel Klênio Savyo, o reforço com os novos soldados é essencial para o trabalho preventivo e ostensivo. “Esses 52 policiais representam um aumento de quase 20% no efetivo da área, fortalecendo tanto a segurança quanto o impacto social da atuação policial”, concluiu.
Fonte: SSPDS.