Fabrica COCALQUI de Quixeramobim irá assina carteira dos cooperados.

COCALQUI Cooperativa de Calçados de Quixeramobim passará a assina carteira dos cooperados e deixara de ser cooperativa para ser empresar limitada. O termo limitada significa que cada associado tem sua participação definida com base em sua contribuição.

Foi através de uma assembleia realizada nesta segunda-feira (22), por volta das 13hs00min, que ficou decidido que os cooperados da cooperativa Cocalqui, passaram de cooperados para serem empregados com carteira assinada. Agora mais de 4,000 mil cooperados terão carteira assinada e seus direitos reconhecidos e cumpridos.
A felicidade e imensa por parte dos cooperados é grande e é motivo de muita comemoração e festa.

Lembrado que essa conquista dos trabalhadores da COCALQUI foi conseguida através de uma decisão da 7ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho- TST, e através de denuncias feitas por funcionários que não aguentavam mais serem explorados. Não tendo nenhum envolvimento politico nessa decisão, e sim apenas de trabalhadores que lutaram por seus direitos.

Vale salienta que a cooperativa já foi acusada de exploração de mão-de-obra de trabalhadores, onde os mesmo eram obrigados a cumprir a carga horária de até 15 horas diárias, sem remuneração extra.
De acordo com algumas informações a COCALQUI e Aniger faturavam muito dinheiro sem pagar os direitos trabalhistas de seus empregados, que eram classificados como cooperados, e apenas recebiam um salário mínimo e ainda era descontado 20% em seus vencimentos ao INSS. Os mesmo também não recebiam depósitos do FGTS.

Compartilhe esta publicação

Post Author: Repórter Ceará

Coordenador e Repórter do site Ceará Alerta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *