Em uma nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), pública na última quinta-feira (8), determinou que todos os motoristas que quiserem renovar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terão obrigatoriamente que fazer um curso de aperfeiçoamento e passar por uma prova teórica a partir de junho deste ano.
De acordo com a medida, o curso de aperfeiçoamento para a renovação da CNH deve ser realizado a cada cinco anos e tem duração de 10 horas, podendo os motoristas fazer, no máximo, cinco horas de aulas por dia. O Contran também informou que o curso poderá ser feito presencialmente ou à distância, mas não explicou como essas opções funcionarão.
O valor do curso ainda não foi divulgado. Após concluírem o curso, onde é exigido 100% de frequência, os motoristas que desejam renovar a CNH deverão ser submetidos a uma prova teórica com 30 questões de múltipla escolha, onde devem acerta no mínimo, 70% das perguntas.
Em caso de reprovação, o condutor poderá fazer uma nova prova 5 dias depois da divulgação do resultado. Se houver uma segunda falha, o condutor deverá passar por todo o curso novamente.
Fonte: Diário do Nordeste.