Um dia comum de calor no sertão de Quixeramobim serviu como inspiração para a professora Liliana Fernandes, da Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) Sertão Central. Ela observou as inúmeras palmas forrageiras ao redor da faculdade – uma planta rica em nutrientes e utilizada tradicionalmente para a alimentação de animais – e pensou: porque não utilizá-las na alimentação humana? Foi o bastante para colher espécimes, levar ao laboratório de Tecnologia em Alimentos e iniciar os testes e análises sensoriais.
Um dos principais resultados está sendo apresentado no estande do Instituto Centec na Feira do Conhecimento 2018: o sorvete do fruto da palma. Tanto o fruto, como a palma em si, foram aproveitados em recheios de salgados, doces, brigadeiros e bolinho de arroz. “Infelizmente, existe muito preconceito alimentar contra a palma. Mas ela é extremamente rica em nutrientes e abundante no nosso sertão. O nosso objetivo é demonstrar que ela pode ser utilizada na alimentação humana e estimular o seu uso no dia a dia. O sorvete é delicioso e ainda tem uma cor rosa linda, que é totalmente natural e atrativa para todos os públicos”, explica Liliane.
Além desta inovação, o estudante Daniel Barbosa trouxe para apresentar ao público, o doce de beterraba: uma forma de unir nutrientes importantes para a alimentação infantil ao paladar exigente das crianças. A Faculdade ainda produz e analisa, em laboratório, diferentes tipos de queijos, ricotas e doces, como forma de contribuir para o aprendizado prático dos alunos do curso Superiores Tecnológico de Alimentos; e todos os produtos estão na Feira deste ano, disponíveis para degustação dos visitantes.
A Feira é uma realização do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e acontece de 21 a 24 de novembro, das 9h às 20h.
Por: Sertão Alerta.