Transnordestina já impulsiona mineração, agronegócio e projeto de aeroporto no Interior do Ceará.

As obras da Ferrovia Transnordestina seguem em ritmo acelerado e já começam a atrair grandes investimentos para o interior do Ceará. O Value Port, projeto de porto seco que será instalado em Quixeramobim, confirmou a assinatura de 18 pré-contratos com empresas dos setores de logística, agronegócio, mineração, energia e indústria.

Segundo Ricardo Azevedo, diretor executivo do Value Global Group, responsável pelo empreendimento, a iniciativa abrirá novas oportunidades de negócios na região. “A partir da evolução do projeto, as empresas que já demonstraram interesse poderão iniciar suas operações assim que as obras forem concluídas”, afirmou.

Além disso, a construção de um aeroporto regional em Quixeramobim também está em pauta. O projeto, idealizado pelo empresário Airton Câmara e pelo prefeito da cidade, Cirilo Pimenta, visa dar suporte à demanda de cargas e passageiros, impulsionando ainda mais o desenvolvimento local.

Durante visita técnica recente, o diretor-presidente da Transnordestina Logística S.A. (TLSA), Alex Trevisan, destacou que 73% das obras da ferrovia já foram concluídas. A expectativa é de que o trecho entre Acopiara e Piquet Carneiro, no Ceará, tenha sua construção iniciada ainda neste ano, com previsão de conclusão total até agosto de 2027.

Com extensão total de 1.757 quilômetros, a Transnordestina ligará os estados do Ceará, Piauí e Pernambuco, criando uma nova rota estratégica para escoamento de produção mineral, agrícola e industrial.

Avanços concretos e expectativas

Atualmente, diversos trechos já foram concluídos, principalmente no Piauí e Pernambuco, além de parte das obras no Ceará. No estado cearense, além do trecho entre Acopiara e Piquet Carneiro, também estão em andamento as obras em Quixeramobim, Quixadá e Caucaia/Pecém. Outros trechos, como Itapiúna-Baturité, Baturité-Aracoiaba e Aracoiaba-Caucaia, ainda serão contratados.

A operação do Value Port promete movimentar cargas de diversos segmentos e já atraiu empresas como a multinacional Amurílio Macêdo, que pretende investir no setor mineral da região. A instalação do aeroporto e a ferrovia consolidam o município de Quixeramobim como um novo polo logístico estratégico para o Nordeste.

A estimativa é de que o complexo ferroviário e o porto seco gerem, juntos, cerca de 5 mil empregos diretos e indiretos na região, além de 250 caminhões rotativos, aumentando significativamente a capacidade de transporte rodoviário e ferroviário.

Infográfico

Obras concluídas: Trechos no Piauí (entre Ribeira do Piauí e Paes Landim, Simplicio Mendes, São Francisco de Assis do Piauí, Paulistana e Trindade); em Pernambuco (Salgueiro); no Ceará (Missão Velha, Lavras da Mangabeira, Iguatu e Acopiara).

Trechos em obras no Ceará: Acopiara–Piquet Carneiro, Quixeramobim, Quixadá, Caucaia/Pecém.

Trechos a contratar: Itapiúna–Baturité, Baturité–Aracoiaba, Aracoiaba–Caucaia.

Com informações de Samuel Pimentel e TLSA.

Compartilhe esta publicação

Post Author: Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *