Professor “trocava notas por sexo”: médico é preso em operação do MP por assédio e abuso psicológico contra ex-aluna em Quixadá.

A pedido do Ministério Público do Ceará (MPCE), um ex-professor universitário do curso de Medicina, que também atua como médico, identificado como Yuri Silva Portela. foi preso nesta quinta-feira (29/01), no município de Quixadá. Ele é investigado por suspeita de assédio sexual e violência psicológica contra uma ex-aluna de uma instituição de ensino superior da cidade.

A prisão ocorreu no âmbito da Operação Bisturi Acadêmico, deflagrada pelo MPCE por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Quixadá, com o apoio da Delegacia de Defesa da Mulher, da Polícia Militar e da Polícia Penal. A ação foi coordenada pelo promotor de Justiça Bruno Barreto e teve como foco o cumprimento de mandados de prisão preventiva, além de busca e apreensão.

Segundo as investigações, há indícios de que o então docente se aproveitava da posição de autoridade dentro da instituição de ensino para constranger a aluna a manter relações de cunho sexual, oferecendo, em contrapartida, vantagens acadêmicas como acesso privilegiado a avaliações e pontuação em trabalhos.

A ordem de prisão foi expedida pelo Juízo da 1ª Vara Criminal de Quixadá, que considerou a gravidade dos fatos e a existência de indícios de outras condutas criminosas, além da possibilidade de haver novas vítimas. Por esse motivo, as investigações seguem em andamento para o completo esclarecimento do caso.

De acordo com o Ministério Público, a prisão preventiva foi necessária para garantir a ordem pública, proteger a vítima, assegurar o andamento das investigações e evitar novas tentativas de intimidação.

O processo tramita em segredo de Justiça.

Compartilhe esta publicação

Post Author: Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *