Seis pessoas foram presas no início da manhã desta segunda-feira (1°) pelo envolvimento com organizações criminosas nas cidades de Mauriti, São João do Jaguaribe, Morada Nova, Tabuleiro do Norte, Alto Santo e Limoeiro do Norte. Elas também são suspeitas de expulsar moradores do distrito de Uiraponga, em Morada Nova.
Na operação, a Polícia Civil cumpriu 22 mandados de busca e apreensão e 12 de prisão. Os alvos também são investigados por crimes como homicídios, tráfico de drogas, porte ilegal de arma e organização criminosa.
Em julho, o criminoso que ordenou a expulsão de moradores foi preso em São Paulo. Agora, a polícia realiza a segunda fase dessa investigação, prendendo mais suspeitos de envolvimento no crime.
Com medo das ameaças dos criminosos, a maioria dos moradores abandonou as casas na comunidade da zona rural. A insegurança comprometeu até o funcionamento do comércio, da escola — que ficou sem aulas — e do posto de saúde, que também suspendeu as atividades.
Mandante das expulsões

O g1 apurou que o mandante das expulsões integra a facção Terceiro Comando Puro, de origem carioca.
A ordem para expulsar os moradores ocorreu após integrantes de uma facção rival matarem um integrante do Terceiro Comando Puro em uma praça do distrito de Uiraponga. Os dois grupos disputam o domínio da região para monopolizar a venda de drogas.
Segundo a Secretaria da Segurança, o homem de 25 anos responsável por ordenar as expulsões foi localizado escondido em um imóvel na capital paulista. A captura foi realizada por equipes policiais do Ceará e de São Paulo.
Fonte: G1 CE.