A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrou, nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (27), a operação “Usurpare”, que visou desmantelar um grupo criminoso responsável por lavagem de dinheiro e estelionatos. A ação resultou no cumprimento de 32 mandados de busca e apreensão, além do sequestro de sete imóveis e 13 automóveis. As ofensivas ocorreram nas cidades de Fortaleza, Caucaia, Itapipoca, no Ceará, e em São Paulo, com o apoio da Polícia Civil paulista.
As investigações, conduzidas pela Delegacia de Combate à Lavagem de Dinheiro (DCLD) do Departamento de Recuperação de Ativos (DRA) da PCCE, revelaram que o grupo criminoso obtinha dados pessoais de vítimas de diversas partes do País, utilizando essas informações para abrir contas bancárias, adquirir cartões de crédito e realizar empréstimos em instituições financeiras. O dinheiro obtido era, então, utilizado para comprar imóveis e automóveis em nome de terceiros, configurando a prática de lavagem de capitais.
Segundo a PCCE, o esquema criminoso fez vítimas em todo o Brasil e movimentou cerca de R$ 7 milhões. Com base nas provas coletadas, a Polícia Civil solicitou e obteve junto ao Poder Judiciário os mandados de busca e apreensão. As equipes da PCCE, com o apoio da Polícia Civil de São Paulo, conseguiram bloquear o patrimônio do grupo criminoso, além de apreender os bens adquiridos de forma ilícita.
As investigações continuam em andamento para identificar e responsabilizar todos os envolvidos.
Fonte: SSPDS.