Mestre Piauí falece aos 79 anos em Quixeramobim.

De acordo com informações repassadas ao Site Quixeramobim Alerta, a cidade de Quixeramobim encontra-se em luto, pois um de seus ilustres filhos, o mestre Piauí, veio a falecer na tarde desta segunda-feira (17) por volta das 15h50min, no Hospital Regional Dr. Pontes Neto na cidade de Quixeramobim.

Segundo informações o mestre Piauí estava com câncer no pâncreas e estava internando no hospital de Quixeramobim. Mestre Piauí como era conhecido por todos, morreu aos 79 anos.

Conheça quem foi o mestre Piauí

Um quixeramobinense que todo mundo conhece, esse é Antônio Batista da Silva, o Mestre Piauí, nascido em 15 de setembro de 1939, no Bairro da Maravilha. Com 66 anos de reisado.

Mestre da Cultura, Antônio Batista recebeu em 2016 o título de Doutor Honoris Causa, outorgado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Quem recebe este título tem o mesmo tratamento e privilégios de aqueles que obtiveram um doutorado acadêmico de forma convencional

Piauí, vida e história
Aos 12 anos fez parte do primeiro Boi de Reisado da cidade, o Boi de Antonio da Mariáguida. Ao longo dos seus 79 anos de idade, construiu uma grande e honrosa família. Criou com bravura todos os seus filhos, e a cada um, aos poucos, os inseria no Reisado. Era coisa de pai para filho. Antonio percebeu, ao longo dos anos, que criava uma família de artistas: músicos, intérpretes e grandes atores.

Homem de hábitos simples e simpatia singular. Nas horas vagas é ajudante em uma eletrônica, e nas horas ocupadas é o Mestre Piauí, que adotou o nome do Estado vizinho como seu, para ser diferente, para ser o Mestre Cearense, piauiense.

O apelido veio por meio de vendedores de alho e cebola que vinham do Piauí vender seus produtos na cidade. Seu desejo era de seguir o rumo deles, pelo mundo como vendedor, mas o menino Antônio era muito servidor na família. Ajudava a mãe na lida do campo, adorava cavalos, e acabou não indo com os vendedores, mas de quebra ganhou o apelido de Piauí, e até hoje assim ficou.

Em 2007 teve título outorgado pelo Ministério da Cultura como Mestre da Cultura, sendo homenageado pelo então ministro Gilberto Gil, em passagem por Quixeramobim. Em 2012, lançou um CD e DVD, que conta a sua tradição. Mil cópias foram lançadas e integraram o Projeto TAC Casarão, com mediação e gestão de recursos do Iphan Ceará e concepção da ONG Iphanaq e Ponto de Cultura Patrimônio Vivo.

👍 Siga nos #Instagram
https://www.instagram.com/quixeramobim_alerta/

👍 Curta nossa página no Facebook.
https://www.facebook.com/Quixeramobimalerta/

Compartilhe esta publicação

Post Author: Repórter Ceará

Coordenador e Repórter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *