Justiça mantém prisão preventiva de Irlan Fidelis por envolvimento em jogos de azar e divulgação indevida de documentos judiciais.

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) capturou, nesta quinta-feira (26), um homem investigado por divulgar, em seu perfil nas redes sociais, jogos de azar popularmente conhecidos como “Jogo do Tigre”. A prisão aconteceu no bairro Jardim América em Fortaleza.

A investigação e a captura foram conduzidas pela Delegacia Municipal de Quixeramobim, unidade da PCCE, com apoio do Departamento de Inteligência Policial (DIP/PCCE) e Departamento de Polícia Judiciária do Interior Sul (DPJI Sul). O alvo, Irlan Francisco de Sousa Fidelis, 31 anos, com antecedentes por crimes contra a liberdade individual, foi encontrado em um imóvel no bairro mencionado. Durante o cumprimento da ordem judicial, foram apreendidos um notebook, pendrive, celular e outros objetos.

Contra o investigado, constava um mandado de prisão preventiva em aberto pela contravenção penal relacionada ao jogo de azar e também por violação de sigilo, ao divulgar documentos judiciais em um perfil de rede social. Após ser capturado, o homem foi colocado à disposição da Justiça.

Esse foi o momento exato do cumprimento do mandado de prisão preventiva.

“Ele foi autuado por crimes cibernéticos e também infringiu o artigo 10 da Lei nº 9.296/1996. Ele violou o sigilo de uma decisão, expôs o áudio do oficial de Justiça, expondo essa decisão que estava em sigilo de Justiça. Depois de analisada suas redes sociais a equipe verificou que ele também promovia a questão do jogo de azar“, disse o Delegado Dr. William Lopes.

Um dos perfis de Irlan possui mais de 3 mil seguidores, enquanto o outro perfil foi derrubado pela justiça. Ele tem antecedentes por crimes contra a liberdade individual e crimes contra a honra, envolvendo ataques a pessoas pelas redes sociais. além de ter sido indiciado pela Polícia Civil por invadir uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Quixeramobim.

Irlan permaneceu na Delegacia de Capturas da PCCE, aguardando a audiência de custódia.

AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA.

O acusado passou por audiência de custódia, que determinou a manutenção da prisão. Em seguida, Irlan Fidelis foi encaminhado ao presídio mais próximo, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Em um documento judicial onde a imprensa teve acesso. trata da decisão do Poder Judiciário do Estado do Ceará sobre o cumprimento de um mandado de prisão em desfavor de Irlan Francisco de Souza Fidelis. A decisão foi tomada após análise da legalidade da prisão e das audiências de custódia, conforme o artigo 3º da Portaria nº 498/2022, que estabelece que o juiz responsável deve verificar apenas os aspectos formais do cumprimento do mandado de prisão, garantindo a legalidade e preservação dos direitos da pessoa presa.

O custodiado informou, durante a oitiva, que não houve violência policial. A análise dos autos não indicou qualquer ilegalidade no cumprimento do mandado, e não há justificativa para o relaxamento da prisão. Por isso, o juiz determinou que o processo siga para providências pertinentes.

O documento finaliza informando que todos os presentes, inclusive o preso, foram intimados e que o processo será encaminhado ao setor de distribuição do Fórum Clóvis Beviláqua.

Compartilhe esta publicação

Post Author: Repórter Ceará

Coordenador e Repórter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *