O governo estadual anunciou na manhã deste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a criação e implementação de Casas da Mulher Cearense no interior do Estado. De acordo com o governador, Camilo Santana, a iniciativa é inspirada na experiência com a Casa da Mulher Brasileira, instalada em 2018 em Fortaleza.
Os novos equipamentos deverão atuar no atendimento especializado das mulheres em situação de violência e na capacitação para a sua autonomia econômica. A serem construídas nas “principais regiões” do Ceará, as casas têm o objetivo de oferecer os mesmos serviços já disponíveis na Capital para mulheres no interior do Estado.
“A primeira deve ser implementada no Cariri, onde há altos índices de violência contra a mulher”, afirmou Camilo Santana. O governador assegurou que “a verba já está garantida”, entretanto os municípios beneficiados ainda não foram definidos. A decisão será tomada a partir de um grupo de trabalho criado na Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos.
Mulheres que fazem história no Ceará
Na cerimônia, foram homenageadas cinco mulheres cearenses que se destacam pelo trabalho social que fazem. “Hoje é um dia importante para garantir a igualdade entre homens e mulheres e combater a violência contra mulheres, mas é também um dia para de reconhecer o trabalho de muitas mulheres que têm dedicado suas vidas a melhorar as vidas de outras pessoas”, declarou Santana.
Créditos: O Povo Online.