Cientistas descobrem mais uma variante do coronavírus no Brasil.

Um grupo de pesquisadores do Brasil identificou uma nova mutação do coronavírus causador da covid-19 que circula em diferentes regiões do país há semanas e que, assim como a chamada variante brasileira (P.1), é mais contagiosa que a original.

A nova variante foi identificada depois que pesquisadores de cinco diferentes centros científicos e universitários do país realizaram a sequência genética de 195 amostras de vírus coletadas em 39 municípios do Brasil.

Análises genéticas identificaram em três das amostras uma nova variante do covid-19, com mutação que já foi associada a um contágio maior, informou em nota o LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, que coordenou o estudo.

De acordo com o estudo, a nova variante do vírus SARS-CoV-2 possui a mutação E484K em sua proteína S, presente em outras variantes e que já foi associada a uma maior capacidade de transmissão. Essa é a mesma mutação identificada nas variantes brasileira e britânica.

Os pesquisadores concluíram que a nova variante circula no Brasil pelo menos desde agosto do ano passado e que já se espalhou para quatro das cinco regiões do país.

Trata-se de uma linhagem diferente da P.1 (variante brasileira que surgiu na Amazônia), que tem gerado preocupação mundial, a que se atribui o agravamento da pandemia no Brasil e que tem levado vários países a suspender voos de território brasileiro.

Com informações do R7

👍Nos acompanhe pelas Redes Sociais.
INSTAGRAM:
https://www.instagram.com/cearaalerta_oficial?r=nametag
FACEBOOK:
https://www.facebook.com/Quixeramobimalerta/
YOUTUBE:
https://www.youtube.com/channel/UCyrL1CH9pL4VevySKReSfV

Compartilhe esta publicação

Post Author: Suporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *