Cadastro Único passará por atualização e ficará indisponível até março.

O sistema do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal ficará temporariamente fora do ar em todo o país entre os dias 28 de fevereiro e 17 de março de 2025. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, a suspensão ocorre para a implementação de um novo sistema, que trará melhorias na gestão e utilização dos dados das famílias cadastradas.

Diante da indisponibilidade do serviço, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Quixeramobim informou que a Unidade do Cadastro Único do município não realizará atendimentos durante esse período.

Previsto para ser lançado ainda em março, o novo Cadastro Único contará com uma plataforma mais moderna e integrada, oferecendo maior eficiência na administração das informações. Segundo o Governo Federal, a reformulação permitirá aprimorar a qualificação dos dados, capacitação dos operadores e ampliação das possibilidades de uso da ferramenta por gestores públicos.

As informações do formulário permanecerão as mesmas, mas a plataforma ganhará novos recursos, incluindo um sistema de capacitação de operadores, um módulo de gestão de riscos e monitoramento de fraudes, um sistema de gestão de acessos e um conjunto de relatórios analíticos.

A implementação será feita por etapas: em fevereiro, será disponibilizado o sistema de capacitação para os operadores; em março, o novo módulo de entrada e alimentação de dados entrará em funcionamento. A partir do mesmo mês, os sistemas de gestão de riscos e geração de relatórios analíticos começarão a ser desenvolvidos.

Com as novas ferramentas, será possível utilizar inteligência de dados e inteligência artificial para detectar movimentações atípicas, evitar erros de cadastramento e coibir fraudes. Além disso, os municípios poderão transformar as informações coletadas em conhecimento estratégico para o planejamento e execução de políticas sociais.

A expectativa do governo é que a modernização do Cadastro Único represente um avanço na gestão de programas sociais, tornando o sistema mais seguro, ágil e eficiente para atender às necessidades da população.

Fonte: @setasqxb.

Compartilhe esta publicação

Post Author: Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *