Um apagão durante a madrugada desta terça-feira (14) afetou todos os 26 estados e o Distrito Federal. Segundo o Ministério de Minas e Energia, a falha foi causada por um incêndio em uma subestação no Paraná. O serviço já foi restabelecido.
A falha foi causada por um incêndio na subestação de Bateias, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (PR), que ocorreu por volta de 0h30, de acordo com o governo federal. A normalização completa ocorreu até 2h30 da madrugada.
Companhias de energia citaram uma interferência no Sistema Interligado Nacional (SIN). Em geral, as falhas relatadas duraram de menos de 10 minutos a cerca de 1 hora. Ainda não se sabe o que causou o incêndio.
💡 O acidente desligou toda a subestação de 500 quilowatts (kW), desconectando os fluxos de energia entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste, ocasionando contingência severa, como explicou o ministério. Por isso, foi necessário desligar 10 megawatts (MW) de carga, de forma controlada, por prevenção.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que a falha foi um “problema elétrico” pontual e que não houve falta de planejamento.
Segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel), o incêndio foi controlado pelos bombeiros e nenhum equipamento da Copel ou de outra empresa que fica instalada na subestação foi danificado.
Em nota, o ONS confirmou a ocorrência no sistema integrado. “Assim que identificou a situação, o ONS iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões”, diz o texto.
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o setor de fiscalização da agência será enviado ainda hoje para inspecionar a subestação afetada e identificar as possíveis causas da falha.
O ONS e o ministério afirmaram que está programada uma reunião preliminar para identificar as causas ainda nesta terça-feira.
Veja o que já se sabe sobre o apagão nos estados e DF, em ordem alfabética:
Acre
A Energisa informou que houve interrupção no fornecimento de energia em parte dos municípios de Rio Branco, Acrelândia, Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves, entre outros, por volta das 22h30 no horário local.
Alagoas
Em Alagoas, o apagão afetou 36 municípios. Segundo o Grupo Equatorial, o desligamento da rede básica ocorreu às 00h31, e o processo de restabelecimento começou às 00h45, com autorização do ONS.
Amapá
De acordo com a CEA Equatorial, concessionária responsável pelo fornecimento de energia no Amapá, o fornecimento foi interrompido em diferentes regiões da capital Macapá. A companhia não detalhou quais bairros foram afetados nem a duração.
Amazonas
A empresa Amazonas Energia informou que a falha afetou as cidades de Manaus, Parintins e Itacoatiara. A interrupção durou cerca de 1 hora. A energia foi restabelecida à 0h25, segundo a companhia.
Bahia
O apagão desta madrugada afetou 16% dos consumidores em diferentes regiões da Bahia. A informação foi confirmada pela Neoenergia Coelba.
“Em cerca de 40 minutos, 99% dos clientes já estavam com o fornecimento normalizado. Às 2h11, os demais consumidores foram restabelecidos, após autorização do ONS”, informou a concessionária.
Ceará
A Enel Ceará informou que o sistema foi afetado pelo apagão por volta de 0h30 e totalmente normalizado em 33 minutos. O apagão afetou cerca de 971 mil casas e estabelecimentos no estado.
Distrito Federal
A Neoenergia Brasília, responsável pelo fornecimento no DF, confirmou que a ocorrência no SIN afetou 8 subestações e interrompeu o fornecimento de energia para cerca de 300 mil clientes. O desligamento ocorreu entre 0h31 e 1h06.
Espírito Santo
Segundo a EDP, a falha afetou cerca de 10% de seus clientes no estado, sem especificar as regiões atingidas. 100% do fornecimento de energia foi normalizado à 1h08.
Goiás
No estado, quase 50 municípios foram afetados pela falta de energia, segundo a Equatorial. O desligamento temporário do fornecimento atingiu quase 530 mil unidades consumidoras.
Maranhão
A Equatorial Maranhão, responsável pelo fornecimento no estado, afirmou que a energia foi restabelecida à 1h30. Segundo a empresa, a falha afetou pelo menos 462 milclientes.
Mato Grosso
Em nota, a Concessionária Energisa informou que o apagão afetou 33 cidades e 295 mil moradores. O serviço já foi normalizado.
Mato Grosso do Sul
A Neoenergia Elektro, concessionária que atende 5 dos 79 municípios do estado, confirmou que apenas parte de Três Lagoas foi afetada. De acordo com a empresa, o serviço foi restabelecido em cerca de 40 minutos.
Já a Energisa, que administra a energia elétrica dos outros 74 municípios do estado, confirmou que foram afetados os municípios de Dourados, Corumbá, Miranda, Rio Brilhante, Caarapó, Bodoquena, Fátima do Sul e Aquidauana. Ao todo, o estado teve nove cidades com falta de energia elétrica.
Em Corumbá e Ladário, a falta de energia elétrica também afetou o abastecimento de água.
Minas Gerais
A Cemig ainda não especificou quantos clientes foram afetados nem quais cidades foram atingidas no estado. Em Belo Horizonte, dezenas de semáforos amanheceram em modo intermitente.
Ainda de acordo com a companhia, 99% dos clientes tiveram o serviço restabelecido até 1h30, após autorização do ONS. A normalização completa ocorreu às 6h12.
Ao menos 8 cidades da Zona da Mata mineira também foram afetadas. O fornecimento foi normalizado para todos os clientes impactados por volta de 0h37, segundo a Energisa.
Pará
Cerca de 294 mil clientes foram impactados em 13 municípios do estado, segundo a Equatorial Pará. Segundo a distribuidora, o fornecimento foi totalmente restabelecido após 44 minutos.
Paraíba
Segundo a Energisa, concessionária de energia na Paraíba, o problema foi registrado à 0h31 e normalizado para todos os clientes afetados por volta de 0h40. O número de afetados não foi divulgado.
Paraná
Segundo a Copel, 76 mil unidades consumidoras tiveram o fornecimento de energia interrompido em todas as regiões do estado. A maior parte delas, 42 mil, ficam na região Norte do Paraná.
Disse ainda que o incêndio foi controlado pelos bombeiros e que nenhum equipamento da Copel ou de outra empresa instalada na subestação foi danificado.
Pernambuco
Falta de energia aconteceu durante 40 minutos no estado. Segundo a Neoenergia, o apagão afetou 600 mil pessoas em 60 cidades de Pernambuco. Ao todo, 19 subestações de energia foram impactadas no estado.
Piauí
A interrupção temporária de energia também foi registrada no estado, segundo a Equatorial. Os desligamentos ocorreram entre 0h31 e 1h06, com impacto a cerca de 165 mil clientes em 61 municípios, ou 10% da base de clientes da companhia no estado.
Rio de Janeiro
De acordo com a companhia de distribuição de energia Light, no Rio de Janeiro, a falha afetou cerca de 450 mil clientes. A empresa afirmou que o Esquema Regional de Alívio de Carga teve que ser acionado. Para clientes da Zona Norte, Baixada e Zona Oeste, a interrupção durou cerca de 30 minutos, conforme a empresa.
Já na Região Metropolitana do Rio, atendida pela Enel, 277 mil clientes foram impactados. O fornecimento ficou interrompido por quase uma hora, entre 0h32 e 1h22.
Rio Grande do Norte
No Rio Grande do Norte, o desligamento do sistema elétrico interrompeu o fornecimento de energia para cerca de 425 mil clientes da Neoenergia Cosern, o que representa 26% do total de clientes no estado. O serviço começou a ser restabelecido em quatro minutos, e concluído por volta da 1h.
Rio Grande do Sul
Ao menos 248 mil clientes das áreas de concessão da CEEE Equatorial e da RGE ficaram sem energia. Todos já tiveram o serviço normalizado.
De acordo com a Fraport, responsável pela gestão do Aeroporto de Porto Alegre, o terminal teve queda de energia entre 0h32 e 3h15. Luzes de emergência e alarmes dispararam enquanto passageiros desembarcavam no terminal. Não houve cancelamentos nem atrasos de voo, segundo a empresa.
Rondônia
No estado, segundo a Energisa, foram afetados 24 municípios e 280 mil clientes.O fornecimento de energia foi interrompido por 15 minutos, segundo a concessionária. A energia foi restabelecida totalmente às 23h46de segunda, no horário local.
Roraima
A Roraima Energia informou que a interrupção começou às 23h31 de segunda-feira, no horário local. A energia foi restabelecida à 0h16 desta terça.
Santa Catarina
O apagão deixou 88 mil unidades consumidoras sem energia em Santa Catarina segundo a Celesc, empresa responsável pelo fornecimento de energia no estado.
Segundo a companhia, a interrupção afetou especialmente as regiões de Itajaí, no Litoral Norte, Angelina e outras cidades da Grande Florianópolis, Rio do Sul e Blumenau, no Vale do Itajaí. O sistema no estado foi restabelecido à 1h42.
São Paulo
Em São Paulo, também atendido pela Enel, informou que 937 mil clientes foram afetados e já tiveram o serviço normalizado. A interrupção durou cerca de oito minutos, de 0h32 à 0h40.
Sergipe
Em Sergipe, a Energisa informa que o fornecimento de energia foi interrompido para cerca de 200 mil clientes. O serviço foi restabelecido por volta de 1h11.
Tocantins
Segundo a Energisa, também responsável pelo fornecimento no Tocantins, a interrupção durou cerca de 4 minutos.
💡 O último apagão nacional ocorreu em 2023, quando cerca de 29 milhões de brasileiros foram afetados. A falha na distribuição de energia, causada por uma sobrecarga no sistema, afetou 25 estados e o DF, com exceção de Roraima, que possuía um sistema de transmissão de energia não integrado ao do restante do país.
Fonte: G1 CE.