PF cumpre mandados no Ceará por suspeita de fraude em licitações e desvio de recursos federais.

A Polícia Federal cumpre nesta terça-feira (23) sete mandados de busca e apreensão nos municípios de Fortim, Aracati e Beberibe, no Ceará, para investigar um suposto esquema criminoso envolvendo fraudes em licitações e desvios de recursos públicos federais destinados ao fornecimento de gêneros alimentícios a secretarias municipais no estado.

As buscas têm como finalidade apreender documentos e mídias que devem ajudar na investigação em andamento, permitindo a identificação da destinação dos recursos públicos repassados pela União, bem como eventuais desvios e apropriações indevidas. O g1 entrou em contato com as prefeituras citadas e aguarda retorno.

Em nota, a Prefeitura de Aracati disse que tomou conhecimento da operação deflagrada e prestou integral colaboração aos agentes responsáveis pelo cumprimento das determinações judiciais (leia abaixo a nota na íntegra).

Segundo a PF, as investigações tiveram início em 2025, a partir de indícios de que uma ‘empresa sem estrutura logística e operacional compatível teria participado de processos licitatórios e recebido recursos públicos, apresentando movimentações financeiras atípicas que estão sendo analisadas’.

Os investigados poderão responder, em tese, pelos crimes de peculato, corrupção ativa e passiva, fraude em licitações e lavagem de dinheiro. A investigação continua com a análise do material apreendido.

O que dizem as prefeituras

  • Prefeitura de Aracati

A Prefeitura de Aracati informa que tomou conhecimento da operação deflagrada pela Polícia Federal nesta terça-feira (23) e prestou integral colaboração aos agentes responsáveis pelo cumprimento das determinações judiciais.

A diligência teve por objeto exclusivamente a obtenção de cópias de processos administrativos e documentos públicos relacionados à empresa mencionada na investigação, envolvendo procedimentos licitatórios e contratos referentes ao período de 2021 até a presente data, os quais foram regularmente disponibilizados às autoridades competentes.

A Administração Municipal esclarece que não houve interrupção dos serviços públicos, nem qualquer medida que comprometa o regular funcionamento dos órgãos municipais ou a continuidade das atividades administrativas.

A Prefeitura reafirma seu compromisso com a legalidade, a transparência e a plena colaboração com os órgãos de controle e investigação, colocando-se à disposição para fornecer todas as informações necessárias ao completo esclarecimento dos fatos.

Por se tratar de investigação em curso, conduzida pelas autoridades competentes, o Município não fará comentários adicionais sobre o mérito das apurações.

Fonte: G1 CE.

Compartilhe esta publicação

Post Author: Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *