A Polícia Militar do Ceará (PMCE) apreendeu três armas de fogo, munições de diversos calibres, entorpecentes e duas motocicletas em uma ofensiva, nesta segunda-feira (29), na localidade de Angicos, zona rural do município de São João do Jaguaribe – Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do estado. Durante a ação, dois suspeitos trocaram tiros com a composição e foram atingidos. Eles não resistiram aos ferimentos. A dupla era investigada por ligação com um grupo criminoso carioca cujo um dos integrantes consta na lista dos mais procurados do Ceará, além de participar das ocorrências de deslocamento forçado em Uiraponga, na cidade de Morada Nova (AIS 20).
Durante os trabalhos do Batalhão Especializado em Policiamento do Interior (Bepi/Cotar), com apoio da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), os policiais militares receberam informações sobre a localização de um grupo armado na zona rural. No ponto indicado, os PMs foram recebidos com disparos de arma de fogo e reagiram. Os suspeitos, ambos com 22 anos, foram lesionados e encaminhados a uma unidade hospitalar em Limoeiro do Norte, mas não resistiram. Um dos investigados já respondia por tentativa de homicídio, organização criminosa e por um homicídio ocorrido em julho de 2025, em São João do Jaguaribe. Na ocasião, quatro homens foram indiciados por participação no crime. O suspeito de integrar o grupo criminoso, que consta na lista de mais procurados, também é investigado por participação nesse homicídio. Ainda contra o suspeito morto durante intervenção policial, constavam dois mandados de prisão em aberto por crimes de organização criminosa e homicídio.
Com os dois suspeitos mortos, os PMs apreenderam um revólver calibre .38, uma espingarda calibre 20 e uma pistola calibre .40, além de 121 munições de calibres variados, dentre as quais 14 deflagradas, carregadores, aproximadamente 117 gramas de drogas, entre maconha e cocaína, e duas motocicletas. A ocorrência foi apresentada à Delegacia de Polícia Civil de Jaguaribe, unidade da PCCE, onde foi lavrado um inquérito para investigar o caso.
Ações em Morada Nova
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) tem empreendido esforços, por meio das Coordenadorias de Inteligência (Coin/SSPDS) e de Planejamento Operacional (Copol/SSPDS), em conjunto com as Polícias Civil do Estado do Ceará (PCCE) e Militar do Ceará (PMCE), para coibir episódios de ameaças e deslocamentos forçados de moradores. Em Morada Nova (AIS 20), 13 suspeitos foram presos em cumprimento a mandados de prisão relacionados a ocorrências de deslocamentos forçados.
No dia 1º de setembro, a PCCE deflagrou uma operação integrada para combater a atuação de grupos criminosos atuantes nas cidades de Mauriti, São João do Jaguaribe, Morada Nova, Tabuleiro do Norte, Alto Santo e Limoeiro do Norte – que pertencem, respectivamente, às Áreas Integradas de Segurança (AIS) 18, 19, 20 e 21. Durante a ofensiva, foram cumpridos oito mandados de prisão preventiva – sendo seis alvos em liberdade e um já recolhido ao sistema penitenciário.

No final do mês de julho deste ano, a Polícia Civil do Ceará, com apoio da Polícia Civil de São Paulo, prendeu um dos homens apontados como mandante de ameaças e crimes ocorridos no distrito de Uiraponga, no município de Morada Nova. A captura do suspeito, de 25 anos, ocorreu na capital paulista. O homem, que já possui uma extensa ficha criminal com três passagens por homicídio doloso, além de antecedentes por roubos, receptação e tráfico de drogas, foi localizado após troca de informações entre equipes do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Sul (DPJI-Sul), do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e do Departamento de Inteligência Policial (DIP), com apoio de equipes do 77º DP e do Garra de São Paulo.

No dia seguinte à prisão do suspeito em São Paulo, em continuidade aos trabalhos policiais visando localizar indivíduos envolvidos em ameaças e crimes ocorridos no distrito de Uiraponga, a PCCE prendeu em flagrante um segundo suspeito. O homem, de 29 anos, que possuía um mandado de busca e apreensão em aberto, foi autuado em flagrante por posse de arma de fogo, munições e celulares e integrar organização criminosa. Ele foi localizado em um imóvel da região em posse de um revólver calibre 38, seis munições, além da apreensão de três celulares e uma motocicleta. O homem já possui antecedentes criminais por tentativa de homicídio e receptação.
Fonte: SSPDS.







