26 municípios do Ceará já estão em estado de emergência devido a crise hídrica.

Treze dias após a conclusão da quadra chuvosa no Ceará (fevereiro a maio), o governo do Estado já editou decreto que reconhece em 26 municípios a situação de emergência. Esse número deve aumentar no decorrer do segundo semestre. Publicado no último dia 15, no Diário Oficial do Estado (DOE), a medida tem por justificativa a irregularidade das chuvas e o risco desabastecimento de água para consumo humano e animal.
O Ceará enfrenta, desde 2012, problemas de desabastecimento, em particular nas áreas rurais. “Não podemos olhar apenas para as cidades, para as sedes dos distritos, mas para o município como um todo”, observa Nilson Diniz, vice-presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e prefeito de Cedro, um dos incluídos no decreto governamental. “Nas vilas rurais e localidades isoladas há sérios problemas de escassez de água”, acrescenta.
O gestor de Cedro explicou que muitas pessoas imaginam que as chuvas dentro da média verificadas na quadra chuvosa deste ano melhoram a situação de abastecimento de um modo geral no Ceará. “Isso não é verdade, houve safra de feijão, a pastagem nativa nasceu bem, mas não houve acúmulo de água”, pontuou. “Essa realidade varia entre os municípios, mas, pelo que vejo, o quadro é crítico em centenas de municípios”.
Fonte: Portal DM.
Compartilhe esta publicação

Post Author: Repórter Ceará

Coordenador e Repórter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *