Nesta segunda-feira (dia 4), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passa a adotar novas regras de atendimento, a fim de facilitar a vida dos segurados. No ato do requerimento de um benefício, é preciso apresentar um documento original com foto.
Mas o órgão passa a aceitar a identidade do segurado doente ou com mais de 60 anos, mesmo que seja antiga e que haja alteração das características físicas do titular ou mudança significativa da assinatura.
As mudanças constam da Portaria 1.027, publicada no dia 29 de junho, no Diário Oficial da União. As novas normas oficializam uma regulamentação feita em agosto de 2021.
A portaria regulamenta o atendimento presencial nas agências da Previdência Social, mas a prioridade de atendimento continuará sendo para os canais remotos.
Os casos mais complexos ou que não possam ser resolvidos de forma remota poderão ser agendados na central telefônica 135 ou excepcionalmente nas agências, na modalidade “atendimento específico”.
Um tipo de atendimento que poderá ser feito no posto é dar entrada em um processo composto por documentos digitais muito pesados, que tenham muitos megas. Neste caso, o sistema Meu INSS não permite a juntada desses documentos. As pessoas que não têm internet em casa ou não conseguem acessar o sistema por alguma dificuldade tecnológica também poderão ser atendidas nos postos.
Com informações do Extra